Onde fica a Vila Clementino?

Alguns bairros de São Paulo são bem conhecidos por sua localização privilegiada, mobilidade, além das séries de atrações e lazer […]

Por Tarjab
Em 7 de agosto de 2020

Alguns bairros de São Paulo são bem conhecidos por sua localização privilegiada, mobilidade, além das séries de atrações e lazer que proporcionam.

A Vila Clementino é um dos bairros mais buscados para quem deseja passear com a família ou até mesmo morar, já que apresenta muitas opções e atrações.

Mas, para entender melhor os benefícios de conhecer o local, é preciso saber onde fica a Vila Clementino.

Neste artigo, você irá conhecer o local e ter a certeza de que se trata de um bairro ideal para quem deseja viver bem.

Vamos lá?!

Entenda a origem do nome do bairro Vila Clementino

Você sabia que o bairro Vila Clementino se formou em torno do Matadouro Municipal?

Ao contrário da maioria dos bairros da cidade de São Paulo que se formaram ao redor de igrejas, a história da Vila Clementino se difere.

O Matadouro Municipal foi inaugurado na região em 5 de janeiro de 1887 e permaneceu lá por quarenta anos. Muito conhecido, o local contava até com uma lenda que dizia que os italianos tripeiros, que vendiam os miúdos dos animais pelos bairros, eram todos mafiosos e gostavam de arrumar confusão.

O local foi um grande contribuinte para o povoamento da região e isso fez com que fosse possível que chegasse até o bairro as oficinas de Ferro Carril, localizadas na Rua Domingos de Morais e da Fábrica de Fósforos. Além disso, surgiu a Escola Pública de Dona Maria Petit, presente na Rua Vergueiro.

Em meados de 1891, a chamada “Chácara da Boa Vista” foi comprada por José Antônio Coelho, localizada na Vila Mariana.

O local então foi loteado e ruas foram abertas, recebendo nomes como: Central, Garibaldi, dos Italianos e hoje, são conhecidas como Humberto I, Rio Grande e Álvaro Alvim.

Mas, afinal, de onde surgiu o nome Vila Clementino?

Esse nome foi dado por Coelho para homenagear o Dr. Clementino de Souza e Castro que se tornou importante por conta dos diversos cargos que ocupou.

Onde funcionava o Matadouro, hoje está presente a Cinemateca Brasileira que possui um amplo acervo audiovisual com documentos, fotografias e outros.

Desde 1978 conta com um Laboratório para Restauração com equipamentos especializados, todos reconhecidos pela Federação Internacional de Arquivos de Filmes, sendo um exemplo para as cinematecas presentes na América Latina.

Em fevereiro de 2016, o local foi tomado por um incêndio que destruiu boa parte do material da Cinemateca Brasileira, uma grande perda já que se tratava da história do audiovisual do país.

Pelo que tudo indica, o incêndio foi provocado por autocombustão, já que o material presente nos rolos de filme (nitrato de celulose) é altamente inflamável e somente o calor podem ocasionar o fogo.

Saiba onde fica a Vila Clementino

Bairro nobre localizado na zona sul da cidade de São Paulo, a Vila Clementino está próximo ao Parque Ibirapuera.

Metade do local, pertence ao distrito da Vila Mariana e outra metade ao distrito da Saúde. Como vizinhos, a Vila Clementino tem a Saúde, Moema, Vila Mariana, Mirandópolis, Indianópolis e Planalto Paulista.

Sua delimitação está na Rua Domingos de Morais, Rua Sena Madureira, Avenida Ibirapuera, Avenida Indianópolis, Avenida Professor Ascendino Reis, Avenida Rubem Berta e Rua Luís Góis.

Distrito da Vila Mariana

O distrato da Vila Mariana possui um perfil comercial, pois abriga um grande número de escolas, assim como faculdades e comércios.

Além disso, na Vila Mariana você irá encontrar teatros, parques, clubes, cinemas, shoppings, museus e etc.

Se trata de uma região onde a economia é forte, já que possui um elevado nível de vida dos seus moradores, além de abrigar o trecho inicial da Avenida Paulista, sendo este o logradouro mais importante da cidade, além de centro financeiro do estado e do país.

banner cta blog tarjab lauto vila mariana

Vila Clementino: conheça a sua localização

Sabemos que a mobilidade e a localização é ponto crucial no momento de escolher um local, podendo ser para visitar, porém principalmente, para quem está pensando em morar na região.

Vila Clementino é um dos bairros de São Paulo que possuem grande e qualificada mobilidade, principalmente, para quem deseja fugir do trânsito e prefere contar com metrô e trem.

Sabemos que um dos principais aspectos avaliados por pessoas que frequentam a cidade é a mobilidade urbana, já que residir longe do seu local de trabalho ou distante das principais avenidas significa horas para chegar.

Por isso, a Vila Clementino apresenta uma das melhores localizações. A região fornece fácil acesso a grandes avenidas como já citado acima.

Em termos de transporte público, o local se destaca pelas linhas de metrô que circulam na região. Saiba quais são:

  • Azul – 1 (Santa Cruz, Vila Mariana, Praça da Árvore e Saúde);
  • Verde – 2 (Ana Rosa e Paraíso);
  • Lilás – 5 (Hospital São Paulo e Chácara Klabin).

As linhas mencionadas possuem grandes opções podendo chegar a variadas regiões da cidade de São Paulo.

Se o transporte público fizer parte da sua realidade, a Vila Clementino é a melhor opção se você está procurando um local para viver.

Você conhece o Parque Ibirapuera?

Se você mora em São Paulo, provavelmente já deve conhecer o Parque Ibirapuera, ou ao menos, já ouviu falar.

O bairro Vila Clementino está localizado a apenas 7 minutos de carro do Parque Ibirapuera. O local é ideal para passar um dia tranquilo.

Além de oferecer qualidade de vida, já que apresenta uma grande quantidade de verde, o parque ainda é uma opção para quem procura realizar exercícios físicos com tranquilidade.

O Parque Ibirapuera conta com uma área extensa onde as pessoas passeiam, andam de bicicleta, skate, patins e outros.

Para os apaixonados por cultura, o parque ainda conta com passeios culturais e educativos monitorados, além de esculturas, museus e monumentos históricos, dando uma verdadeira aula para aqueles que procuram aprender se divertindo.

O parque está localizado no endereço Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo.

Vila Clementino: comércios e serviços

Se você deseja saber onde fica a Vila Clementino, provavelmente está em busca também dos comércios e serviços presentes no local, correto?

É importante lembrar que a região está localizada a apenas 8 km da Avenida Paulista e a 7 km da feira da liberdade. Além disso, está próximo a bairros como: Mirandópolis, Saúde, Indianópolis, Planalto Paulista e claro, Vila Mariana.

Se você procura por bares, a região é repleta de bares e restaurantes tradicionais da cidade que você não pode deixar de conhecer como os tradicionais Veloso Bar e Kina da Vila.

Além disso, sabemos que a educação é ponto crucial, por isso, o bairro Vila Clementino conta com diversas escolas e universidades referências, como o Colégio Marista Arquidiocesano, Colégio Objetivo Campus Luis Gois, além do Colégio Anglo-Brasileiro.

Quando se trata de faculdades, é possível destacar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), FMU Campus Vila Mariana II, além da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Supermercados como Pão de Açúcar, Pastorinho, Empório Mais Verde, Dia e Extra também estão presentes na região.

E se você procura serviços essenciais em um só lugar, o Shopping Santa Cruz apresenta uma variedade de serviços como cinema, restaurantes e lojas dos mais variados segmentos.

Se você está buscando por uma boa localização o bairro Vila Clementino é uma ótima opção.

Visitar o local é ter ainda mais certeza dos benefícios que sua localização pode oferecer, proporcionando tranquilidade, qualidade de vida e conforto para você e sua família.

E você, entendeu onde fica a Vila Clementino? Deixe seus comentários abaixo e se curtiu compartilhe nas suas redes sociais.

New call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.