Tarjab apresenta resultados e vê tendência de crescimento em 2021

Balanço de 2020 surpreende positivamente e incorporadora vê perspectivas de recuperação com recrudescimento da economia O início de 2020 começou […]

Por Tarjab
Em 8 de março de 2021

Balanço de 2020 surpreende positivamente e incorporadora vê perspectivas de recuperação com recrudescimento da economia

O início de 2020 começou promissor para a Tarjab, na qual a incorporadora apresentou boas vendas de seus produtos e trabalhou fortemente na busca de novos negócios. Porém, já no final do primeiro trimestre, a pandemia chegou e com ela as expectativas foram alteradas e a prioridade da incorporadora passou a ser a sobrevivência e liquidez, justamente por conta das incertezas por parte de consumidores, mercado e sociedade. “Refizemos nosso planejamento, adiamos compromissos, renegociamos contratos e nos preparamos para a tempestade e fomos bem-sucedidos na gestão do caixa”, revela Carlos Borges, diretor-presidente da Tarjab.

O executivo destaca ainda que, a partir do terceiro trimestre, a incorporadora vivenciou uma nova mudança nas expectativas do setor. “Com o arrefecimento da pandemia, a demanda represada no trimestre anterior, a menor taxa Selic da história e a relação emocional do brasileiro com sua moradia construída durante a própria pandemia, as vendas voltaram a aumentar. E a Tarjab surfou parcialmente nesta onda vendendo melhor os produtos que estavam sendo comercializados, especialmente o Refuge e o Tangram”.

O diretor-presidente da Tarjab ressalta ainda que a inadimplência foi praticamente nula e os distratos estão baixos e devem continuar assim este ano. “Durante a pandemia houve a solicitação de adiamento por parte de alguns clientes das parcelas que venciam no segundo trimestre, mas em todos os casos os valores foram pagos durante o próprio ano de 2020. Os distratos estabilizaram desde a promulgação da Lei dos Distratos em 2018 e tendem a seguir em patamares baixos, inferiores a 5%”.

Carlos Borges destaca a mudança de comportamento do consumidor, como legado positivo neste período de tantas incertezas relacionadas à pandemia, principalmente a maior conexão dele (consumidor) com a sua casa e a importância do desempenho técnico. “Isso trouxe a necessidade maior de otimização e preparação de espaços para conciliar o home-office com as atividades de esportes, repouso e entretenimento que são feitas hoje muitas vezes no mesmo ambiente. Sem contar com a percepção do desempenho acústico, térmico e luminoso, por exemplo, que tende a se acentuar e será cada vez mais exigida pelo consumidor”.

Perspectivas – Em 2021 a Tarjab irá lançar mais de R$ 400 milhões em VGV, em 4 a 5 empreendimentos imobiliários, o que representa um grande avanço em relação a 2020, mas dentro do crescimento orgânico previsto antes da pandemia. “Como o ciclo do nosso negócio é longo, devemos sempre considerar os nossos números num horizonte de pelo menos três anos para ter uma clareza maior”, explica Carlos Borges, que enfatiza ainda que a “Tarjab segue sendo uma empresa certificada Aqua, na qual todos os empreendimentos possuem uma certificação ambiental internacional”.

Em relação a estratégia de expansão a Tarjab, com forte atuação na zona sul nos bairros da Saúde e Vila Mariana, tem planos de ampliar sua presença em demais regiões da capital paulista. “Temos uma tradição de atuação grande nesses bairros e seguiremos trabalhando nestas regiões, mas com planos de expansão para bairros em São Paulo que tenham um público-alvo semelhante e que absorvam o padrão de qualidade dos produtos feitos pela empresa”.

Para este ano, a Tarjab adotou ações estratégicas para seus lançamentos, com destaque para o Alcatrazes que sofreu uma série de alterações em razão do novo comportamento do consumidor pós-pandemia. “No caso específico do empreendimento Alcatrazes, vamos obter a primeira certificação A2S, relacionada à saúde e bem-estar e que foi trazida para o Brasil pela Fundação Vanzolini. A tendência é que os espaços deverão estar mais preparados para esta multi utilização e pela primeira vez uma das pesquisas feitas pelo grupo Zap (A influência do coronavírus no mercado imobiliário brasileiro) mostrou que estrutura da casa passou a ser mais importante que localização como um atributo para aquisição de um imóvel”, comenta Carlos.

O executivo ressalta também que a Tarjab precisa estar ligada às novas tendências sem deixar de aplicar os valores que a fizeram chegar até 2021. “Qualidade, Relacionamento, Integridade e Sustentabilidade são nossos valores e procuramos praticá-los em todas as nossas ações e decisões estratégicas e operacionais. Ao mesmo tempo, a empresa precisa inovar e estar conectada ao novo mundo e ao novo consumidor que apresentarão mudanças rápidas e importantes como nunca ocorrido anteriormente. Adaptação e agilidade serão as palavras de ordem para nós”.

Para o diretor-presidente da Tarjab, o ano de 2020 foi repleto de dor e ensinamentos nos planos pessoal e profissional. “Sofrimento porque todos nós perdemos amigos e conhecidos para a Covid-19 e isso jamais será esquecido. Por outro lado, aprendemos a trabalhar de forma remota e a nos comunicarmos e nos conectarmos de uma forma diferente, os líderes tiveram que buscar novas formas de interagir e motivar seus times. No business, seguimos a nossa busca para capturar e compreender o novo comportamento do consumidor de imóveis e naturalmente conceber produtos que atendam a esta nova demanda. Passamos a administrar nosso tempo de forma diferente, a ter mais proximidade e conexão com nossa casa e com nossas atividades domésticas. Sem contar com o aumento exponencial da digitalização de conversas, compras e consumo de conteúdo. O maior aprendizado foi e está sendo a reflexão sobre o que é realmente fundamental para as nossas vidas e para a empresa”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.