Tarjab alinhada ao futuro da construção civil no Brasil

Atenta a transformação digital do setor, construtora tem feito da inovação uma aliada para práticas construtivas mais produtivas e sustentáveis […]

Por Tarjab
Em 7 de outubro de 2021

Atenta a transformação digital do setor, construtora tem feito da inovação uma aliada para práticas construtivas mais produtivas e sustentáveis nos seus empreendimentos

 

Revista Qual Imóvel
Por Redação Revista Qual Imóvel 

 

Responsável por impulsionar a construção 4.0 no Brasil, a metodologia BIM (Building information Modeling), tem sido cada vez mais utilizada pelo setor da construção civil em todo mundo ao permitir, por meio da modelagem de dados da construção, a integração de todas áreas envolvidas na criação do projeto de forma produtiva e sustentável.

Uma das pioneiras no desenvolvimento do BIM de ponta a ponta, a Tarjab, incorporadora imobiliária com foco em qualidade construtiva e sustentabilidade, incorporou a metodologia de forma assertiva, desde o 3D ao 6D. Com embasamento em processos que compreendem todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a inserção de tecnologias no estudo do projeto, passando pela comunicação do escritório, canteiro de obra e com o cliente – que, também, pode acompanhar o cronograma da obra, até a fase final do empreendimento.

Desde os anos 2000, principalmente, o BIM é utilizado no país por empresas de diversos segmentos, e a sua disseminação tem sido determinante na inovação da construção civil. No entanto, apenas 9,2% das empresas do setor utilizam a plataforma de modelagem, segundo estudo conduzido pela FGV /IBRE Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Integrado à toda cadeia da construção, a tecnologia agrega benefícios aos processos construtivos, contribuindo para o aumento da produtividade do setor. Visando a disseminação estratégica do BIM nos projetos e construções brasileiras, um decreto do Governo Federal tornou obrigatório a implementação da metodologia nas construções públicas, a partir de 2021.

Aumento da produtividade e economia gerada

Na prática, o BIM tem mostrado um ganho diário de cerca de 70% no tempo de extração de quantidades com o uso do 5D – Orçamento. “Sem contar, o tempo de estudo do orçamentista o que, sem dúvida, gera um ganho muito importante tanto no levantamento de dados quanto na transparência de todo processo”, explica Sérgio Fernando Domingues, diretor técnico da Tarjab Construtora.

“Em relação ao aumento da detecção de interferências em projeto, que refletem na qualidade do projeto e, consequentemente, na execução, temos uma média de 40% a mais na eficiência dos nossos relatórios de interferências. Esse é um indicador importante e queremos monetizar isso”, destaca Domingues.

Visão de futuro da construção

Atenta a utilização de novas tecnologias que possam contribuir para práticas construtivas produtivas e cada vez mais sustentáveis nos seus empreendimentos, a Tarjab tem feito uso de diversas soluções digitais disponíveis no mercado, dentre eles drones, smartphones, realidade aumentadas e QR Codes.

“Sem dúvida nenhuma, o fato de estarmos mergulhados no BIM gera maiores oportunidades de desenvolvimento e utilização de novas tecnologias construtivas. Já estamos vivenciando isso em nossos projetos, integrando o BIM a um conjunto de ferramentas e softwares fundamentais na transformação digital do setor da construção civil”, finaliza o executivo.

 

 

Matéria Publicada originalmente na Revista Qual Imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.