Contato via e-mail

Produtividade na obra: Veja como melhorar os resultados

Construção tem produtividade aquém dos demais setores produtivos da economia

 

Mapa da Obra 
Por: Carla Rocha

A produtividade em qualquer setor produtivo é fundamental para uma sobrevivência do negócio. Na construção civil, a produtividade na obra já vem sendo trabalhada e abordada há muitos anos, porém, não tem tido resultados significativos. Muito conhecida por utilizar uma grande mão de obra intensiva na sua produção, dentro do seu canteiro de obras, que é uma espécie de fábrica que vai mudando de localização, a construção civil tem dificuldades de melhorar suas metodologias e avançar neste tema. Acontece que essa produtividade ao longo do tempo, se comparada com as demais indústrias, sempre foi a que apresentou um resultado inferior.

De acordo com Sérgio Domingues diretor técnico da Tarjab, a alguns anos atrás foi realizado um estudo onde ele se deparou com uma pesquisa que comparava a produtividade da construção civil com outros setores da economia brasileira. “O levantamento mostrava que a construção civil não só no Brasil, mas a nível mundial, sempre teve a menor produtividade perante aos demais setores produtivos da nossa economia”, relembra. Isso significa que os grandes players do setor têm deixado recursos financeiros na mesa e, esses recursos, não se traduzem em investimento em desenvolvimento tecnológico que façam com que seja possível evoluir tecnologicamente para apoiar a produtividade na construção civil. “Ficamos num círculo vicioso, onde a gente tem sempre uma produtividade aquém dos demais setores produtivos da economia, o que faz que tenhamos menos recursos e menos investimento em tecnologia e ficamos sempre atrasados e menos produtivos”, destaca.

 

Case Tarjab: ações efetivas para melhorar a produtividade em obra

Sergio Domingues conta que uma ação essencial e que já vem sendo implementada por sua construtora nas obras, no ponto de vista da produtividade na construção civil, é buscar a industrialização da construção civil. “Na Tarjab, uma particularidade que temos buscado é realizar uma pré-montagem da obra fora dos canteiros (de obras)”, ressalta. Um ponto de destaque dos processos realizados na Tarjab é estimular a cadeia de suprimento de modo que ela permita a concepção de alguns sistemas construtivos fora do canteiro de obras, como as instalações hidráulicas em que já é possível receber da fábrica toda a industrialização das instalações de banheiros, shafts hidráulicos, de prumadas, de distribuição de cozinha e área de serviço. “No nosso caso, já recebemos tudo isso pronto e fazemos a montagem dentro do canteiro de obras”, explica.

Outro método utilizado na Tarjab é o uso de materiais que possibilitem a instalação na obra de uma forma ‘plug and play’. “Ao invés de ser um profissional que elaborava e construía a instalação hidráulico na obra, hoje é apenas um montador”, destaca. Esse é um conceito que veio da indústria automobilística, de promover uma cadeia de suprimentos que consiga fazer uma pré-montagem fora do canteiro de obras e dentro do canteiro a Tarjab vira um montador. “Eu até tenho um slogan que uso internamente que ‘temos que parar de construir’. Vamos parar de construir e vamos começar a montar”, complementa.

Um desses serviços é a parte de armações, peças estruturais, como pilares, vigas e lajes, que podem vir já montadas fora e dentro do canteiro fazer efetivamente apenas o posicionamento das armaduras da estrutura, trazendo mais facilidade e também maior produtividade em obra.

Outro ponto a ser destacado é que esse sistema construtivo promove também maior sustentabilidade da edificação. “Se tivermos cada vez menos desperdício nos canteiros de obras, consequentemente, teremos redução de recursos naturais que estamos consumindo e seremos muito mais eficazes e eficientes na produção de nossas obras, e poderemos repassar essa eficácia para o cliente final, deixando mais acessível a compra do imóvel”, finaliza.

 

Matéria Publicada originalmente no portal Mapa da Obra

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail