MULHERES TARJAB: TODO DIA É DIA DA MULHER

Ser mulher não é uma tarefa fácil! É preciso dar valor a quem cuida da gente, trabalha, sustenta a família, […]

Por Tarjab
Em 8 de março de 2021

Ser mulher não é uma tarefa fácil! É preciso dar valor a quem cuida da gente, trabalha, sustenta a família, e ainda acumula diversas tarefas no dia a dia.

No dia 8 de março é comemorado o “Dia da Mulher”, e para homenageá-las, a Tarjab deu espaço para que suas mulheres explicassem o que é ser mulher na sociedade de hoje, e deixassem aqui registrados seus sonhos, desejos e experiências.

Confira os depoimentos completos:

Aline Barbosa – RH

“Ao falarmos de gênero, mercado de trabalho e juventude, notamos que houve avanços nos últimos tempos. No entanto, ainda existem grandes desafios em relação à presença das mulheres no mercado de trabalho. Seja em uma jornada dupla, cargos de liderança ou salários.

Atualmente, a construção civil está sendo pautada por uma grande transformação designada pelas novas tecnologias com a vinda do “home office” no cenário de pandemia. Muitas mulheres tiveram que se organizar entre família e trabalho dentro de casa.

Nós mulheres temos diversas histórias especiais, e com elas conseguimos nos apoiar, aprender e nos organizar para melhores experiências.

Apesar de viver um cenário mais enfatizado no campo profissional, é possível relacionar o início da minha carreira a dificuldade de poder ser ouvida por ser mulher, jovem e com responsabilidades importantes. Isso sempre exige uma postura, jogo de cintura e um tom de voz diferente para a resolução dos problemas e situações do dia a dia, o que hoje já lido de uma forma diferente. Sinto um maior reconhecimento.

A união entre mulheres é linda, e desejo cada vez mais essa ênfase da importância feminina no mercado de trabalho”.

Carolina Bernardi – Projetos

“Trabalho com muitas mulheres na Tarjab e sinto orgulho de estar neste time majoritariamente feminino.
Somos a prova de que as mulheres vêm se afirmando em espaços e posições de liderança dentro das corporações, ao passo em que a sociedade vem se desapegando dos velhos preconceitos.

Como mãe e esposa posso afirmar que, em tempos de Home Office, é necessário bastante jogo de cintura para conciliar a jornada de trabalho com as responsabilidades familiares. Mas, com um pouquinho de psicologia e organização é possível! Não é fácil, mas no final dá certo”.

Marina Agostino – Comercial

“Falar do dia da mulher me convida para uma reflexão sobre a dor e a delícia de ser do sexo feminino.

Se paro pra pensar no cenário do mercado de trabalho, a participação das mulheres tem crescido, porém os desafios seguem sendo enormes.

Aqui na Tarjab mesmo, na área comercial, com exceção das corretoras, sou a única mulher da equipe.

Antigamente, a mulher era responsável por cuidar dos filhos e da casa. Hoje, temos jornada dupla, pois além dessas funções, passamos a ter novas ocupações, com maior destaque e protagonismo, sendo muitas vezes provedoras em nossos lares.

E particularmente, acho que as mulheres dominam uma série de competências, o que pode ser muito útil para as empresas, tornando-as mais produtivas e qualificando seus resultados.

Ainda existe muito a melhorar para que sejamos ainda mais valorizadas e a desigualdade de gênero diminua. Porém, é preciso entender que a participação das mulheres no mercado vai além da equidade, sendo algo fundamental para o desenvolvimento da sociedade e expansão da economia mundial”.

Daniela Fassa – Marketing

“Menina, mulher, moça. Um misto de sentimentos. Guerreira por natureza, ser mulher é saber viver a vida, batalhar pelos seus desejos.

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas todas as conquistas já adquiridas fazem com que as gerações atuais e as que estão por vir, trilhem um caminho com cada vez mais participação.

Mostramos para que viemos e isso é só o começo! E ser mulher é isso, viver cada dia, sonhar cada segundo, batalhar por dias cada vez melhores”.

Evelyn Reis – Assistência Técnica

“Essa data traz uma grande responsabilidade, é um dia que simboliza nossa luta. Isso nos lembra que ainda há muitas questões a serem abordadas. Sou uma mulher que representa tantas outras no dia a dia. Trabalho, cuido da casa, da roupa, do cachorro, da família, troco pneu e torço pelo Palmeiras!

Ser mulher no mercado de trabalho é desafiador e requer muita habilidade. Além das atribuições normais do trabalho, temos a responsabilidade do lar, da maternidade. Vivemos uma dupla jornada e com a pressão de provar, apesar de tudo isso, o quanto somos capazes e merecemos direitos iguais.

Aqui na Tarjab integro a gestão da Área Técnica onde mais de 40% da área é formada por mulheres.
Até pouco tempo atrás não se via essa representatividade das mulheres no mercado da construção civil. Principalmente se tratando de cargos de liderança, esse número representa o quanto estamos conquistando nosso espaço e buscando com todas as forças a igualdade de gênero.

Mulheres se saem muito bem na resolução de problemas, carregam humanidade nos olhos, atuam com sensibilidade, transparência, equilíbrio e muito jogo de cintura. Sem falar da competência, não fazemos nada mais ou menos. Somos completamente entregues ao trabalho e isso se estende para tudo que fazemos. Mulheres carregam no nome o sinônimo de força e profundidade. Nascemos líderes, seja em casa, no trabalho, na rua ou na vida”.

A todas as mulheres, meu muito obrigada pelos ensinamentos. Continuarei repassando nosso legado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.