Contato via e-mail

Cancelar

Diversidade de ideias e desconforto construtivo melhoram gestão

A criação de um Conselho Consultivo é um processo natural de amadurecimento da gestão e de evolução do patamar das empresas e com a Tarjab não foi diferente. Com 37 anos de trajetória no mercado de construção e incorporação notamos que implantar o conselho foi fundamental para nosso desenvolvimento. Esses dois primeiros anos têm sido desafiadores e, ao mesmo tempo, rendido bons frutos.

O Conselho constrói a estratégia da empresa com uma visão de longo prazo, buscando uma perenidade saudável, e a gestão executa esta estratégia. Este órgão também monitora mensalmente os resultados da empresa, propõe correções de rumo e acompanha os principais indicadores e temas relevantes para a gestão. Tudo que é discutido no conselho consultivo é validado depois pelo Conselho dos Sócios, que na Tarjab é o órgão deliberativo final.

Um aspecto que acelerou o processo de implantação do Conselho Consultivo decorreu da alteração societária feita na empresa há alguns anos, que envolveu a saída de alguns sócios e a criação de uma nova conjuntura. Pela primeira vez, tivemos diretores que são de mercado e não sócios e sócios que não trabalham na gestão. A criação foi o canal escolhido para organizar a conversa entre os sócios e a gestão que busca cada vez mais ser profissionalizada.

Nesses primeiros anos notamos um processo natural de aprendizado coletivo, justamente pela dificuldade em se separar os papéis de sócio, conselheiro e gestor. Sem contar com as diferenças de personalidades, estilos e formações dos membros, o que tem resultado na geração de riqueza através das dificuldades impostas.

Outro desafio foi a organização das agendas e temas visando a construção estratégica pois competiu muito com a prestação de contas, que também é importante e está sendo mais equilibrada neste momento. O fluxo de informações da gestão para o Conselho e vice versa também é uma adversidade importante para todos nós, focar e tratar do que é mais relevante sempre é um desafio constante.

Durante a pandemia o Conselho Consultivo se mostrou extremamente importante para nós. Criamos informalmente um Comitê de Crise formado pelos sócios, conselheiros e diretores que resultou em decisões emergenciais tomadas de forma conjunta. Também criamos indicadores emergenciais e construímos diversos cenários ao longo desses nove meses de pandemia para enfrentar de forma estratégia. E podemos dizer que nós enfrentamos muito bem a crise com muito foco, resiliência e apoio de membros do conselho, diretores, sócios e colaboradores.

Apesar das adversidades impostas pela pandemia, tivemos bons resultados e creditamos boa parte desse sucesso ao conselho consultivo. Confirmamos os R$ 150 milhões de receita líquida previstos para este ano, vendemos todos nossos produtos imobiliários, e ainda lançamos em Dezembro o Lauto Vila Mariana. Hoje, contamos com sete canteiros ativos, devendo chegar a dez em 2021, considerando mais cinco para lançamentos para o próximo.

Ao todo contamos com cinco conselheiros, sendo três administradores das holdings sócias da Tarjab e dois conselheiros independentes, que têm nos auxiliado de forma eficaz pois nos trazem diversidade de ideia e posições, criação de um ‘desconforto construtivo’ na gestão, indução de uma melhor organização das informações, entre outros fatores.

Um Conselho para funcionar e dar resultados exige maturidade dos seus membros e é um processo contínuo, e em alguns momentos doloroso, mas que gera crescimento para todos e tem sido muito positivo para a Tarjab.

*Carlos Borges é mestre em Engenharia Civil, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e diretor presidente da Tarjab

Sobre a Tarjab
Com 37 anos de mercado e mais de 113 empreendimentos entregues, a Tarjab realizou um estudo de branding para identificar os valores que trouxeram a empresa até aqui e que, com certeza, vão levar a Tarjab a um futuro ainda mais promissor. Relacionamento, Integridade, Sustentabilidade e Qualidade; são valores que caminham junto da Tarjab desde sua fundação e agora aparecerão de forma mais explícita e contundente na rotina da empresa.

Informações para imprensa
Mario Brilhante
mariobrilhante@a4eholofote.com.br
11 3897 4122, ramal 222
11 9 8977 7651
Thiago Rosa
thiagorosa@a4eholofote.com.br
11 3897 4122, ramal 206
11 9 9930 5293

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail