Construtora amplia ações em Governança Corporativa com foco em ESG

Ações em Governança Corporativa contribuem para o crescimento sustentável Por Redação Radar Imobiliário Visando criar maior agilidade e transparência nos […]

Por
Em 5 de abril de 2022

Ações em Governança Corporativa contribuem para o crescimento sustentável

Por Redação Radar Imobiliário

Visando criar maior agilidade e transparência nos processos, bem como reduzir falhas, coibir fraudes e descentralizar sua gestão, a Tarjab, incorporadora e construtora com 38 anos de atuação no mercado imobiliário de São Paulo, decidiu criar ações em Governança Corporativa, que contribuem para o crescimento sustentável da empresa para os próximos anos.

Tarjab teve um crescimento de 22% em VGV lançado 2020 x 2021 e uma projeção de mais de 50% em VGV a lançar 2021 x 2022. Aproximadamente 1 bilhão de reais de VGV em Land Bank e aquisições de terrenos para lançamentos até 2023, incluindo terrenos em novos bairros, onde não é atuante hoje.

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Dentre os desafios e dores que estão no radar da Tarjab, Carlos Borges comenta sobre a visão de futuro: “Somos uma empresa ESG na essência, mas temos uma preocupação muito grande em nos estruturarmos primeiro, antes de comunicarmos ao mercado, ‘greenwashing’ é um caminho perigoso. Sou procurado pelo mercado para palestrar sobre ESG e Governança corporativa com bastante frequência, então devo admitir que é natural e orgânico, porque de fato acreditamos e praticamos. Queremos ampliar projetos com foco no social e sustentabilidade”.

No Comitê de Inovação e Transformação, coordenado pelo Jorge Secaf, conselheiro independente da Tarjab, surgiram quase 50 contribuições a melhorias incrementais, que estão sendo agrupadas para que possam ser inseridas no planejamento de 2022. “Em relação as iniciativas estratégicas, podemos destacar as ações de Tecnologia Embarcada, LGPD, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de pessoas, e produtos. Não construímos prédios apenas para vender apartamentos, mas buscamos soluções inteligentes e sustentáveis de moradia, que sejam rentáveis e que promovam qualidade de vida”.

Gestão humanizada

Nos últimos dois anos, a Tarjab tem ampliando os investimentos nos programas de aperfeiçoamento profissional e diversidade. “Gostamos de estudar e nos manter atualizados sobre as tendências e legislações, então é importante que isso se estenda aos colaboradores. Em interface com o nosso time de Recursos Humanos, promovemos diversos programas, dentre eles Universidade Tarjab, Programa Trilha de Carreiras, Programa de Gestão, Mentoring, Desenvolvimento de Lideranças, Escola Tarjab e Programa de Educação Continuada”, explica Carlos Borges, CEO da Tarjab.

Além disso, a incorporadora vem realizando a contratação de novos colaboradores, gestores e gerentes de áreas estratégicas bem como a promoção de colaboradores. Hoje ela conta com um pouco mais de 200 colaboradores. Já assumiu e entende que o formato híbrido será permanente. Com previsão de novo escritório para começo de 2022, ele já contará com volume de 70 posições, modelo híbrido Escritório & Home Office: 2 dias trabalhando presencial e 3 em casa.

Somado a essas mudanças está a contratação de uma nova conselheira independente para o Conselho Consultivo da Tarjab. Após a saída de Saulo Lara, que atuou no conselho desde a sua criação, em 2018, chega para o board Andrea Leonel, com 30 anos de experiência no mercado financeiro e com passagens em diversos bancos internacionais, como JP Morgan.

“Nem sempre conhecemos o segmento do conselho em que vamos atuar, mas, o conjunto de experiências traz algo muito importante que é a diversidade. Algo para além de gênero, raça e orientação sexual, é a diversidade de pensamento. É nesse ponto que quero pautar a minha participação na Tarjab, e tenho certeza de que essa multiplicidade de vivências irá contribuir com o trabalho do conselho. Com isso, sigo o meu propósito de estar voltada para a diversidade e o papel da mulher na alta administração das empresas”, ressaltou Andrea.

A nova conselheira ainda destaca que a diversidade contribui para visualizar os pilares de Governança, Risco, Negócio e Sustentabilidade da Tarjab. “Ter diferenças é bom, sempre brinco que gerir uma empresa é como casamento, visões diferentes são complementares e incrementais para o bom negócio, desde que sempre seja tratado com muito respeito e gentileza. Gostamos de fazer dessa forma na Tarjab, internamente e com o setor” ressalta o vice-presidente de Secovi e CEO da Tarjab.

Carlos Borges revela que o Conselho Consultivo da Tarjab segue com foco no futuro. “Ainda que analisando periodicamente as experiências do passado, por meios dos indicadores, estamos em um momento em que queremos fazer diferente e novo. Entendemos que o consumidor vem mudando ao longo dos anos, buscando mais propósito e selecionando as empresas que se assemelham e entregam propósitos maiores. Cuidar do lugar de viver das pessoas na cidade começa pelos pequenos atos, como abrir áreas comunitárias, reaproximando a relação com a vizinhança, promovendo uma vida com mais qualidade, tranquilidade e sustentabilidade para a sociedade.”

O diretor presidente da Tarjab também cita a necessidade de reposicionar a marca como fundamental para o crescimento da empresa. “Sempre tivemos o paradigma de ser uma incorporadora de médio porte, fazendo tudo sozinha, gerindo nossos custos e riscos, mas, não podemos crescer se seguirmos na nossa bolha. O equilíbrio para crescer e ousar sem perder a essência, certamente, está no nosso rebrand, com reposicionamento da Tarjab.”, finaliza Borges.

Matéria publicada originalmente em Portal Radar Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.