Contato via e-mail

Cancelar

Compliance na Prática

Formado por um time estruturado para atender requisitos legais sobre a transparência nas ações e conduta, Compliance corrobora princípios e valores da Tarjab.

Desde a década de 1990, origem do Compliance no Brasil, a preocupação sobre a transparência nas ações e conduta, bem como nos direitos e obrigações do país no cenário financeiro internacional, seguem para além da esfera governamental. Constituído por uma série de leis, princípios e mecanismos internacionalizados por instituições financeiras, em especial pelo órgão regulador (Bacen) que obrigou os bancos brasileiros a criarem estruturas e mecanismos efetivos de controles internos e de riscos.

Com isso, as cobranças da sociedade por ética e transparência passaram a nortear também o mundo corporativo. Com a entrada da Lei 12.846 de 2013 (Lei Anticorrupção) todos os segmentos de negócios se voltaram à questões de Compliance. “A Tarjab sempre teve em seu DNA, além da qualidade técnica construtiva, duas questões muito fortes: relacionamento e integridade. E, desde 2014, seguimos cada vez mais estruturados nas políticas e normas de forma a atender os requisitos legais”, destaca Ricardo Diniz, gerente do departamento jurídico e líder do time de Compliance da Tarjab. Há 25 anos na Tarjab, Ricardo Diniz é advogado, especialista em Direito Contratual e Pós-graduado em Compliance pela FGV-SP.

Tendo a missão de atuar como agente na implementação de políticas e normas, o Compliance também atua na investigação de não conformidade sobre a conduta ética das empresas.

A par disso e, corroborando os princípios e valores da companhia, a Tarjab em 2014 iniciou a adequação de suas operações à lei, estruturando um time formado pelo CGR&C – Comitê de Gestão de Riscos & Compliance -, para tratar de questões normativas, elaborando o código de ética e conduta, treinamentos, canais de denúncia e análises de riscos. A cada ano estamos mais estruturados nas políticas e normas de forma a atender os requisitos legais e, em especial, a integridade um dos nossos principais valores.

Conforme explica Diniz, os líderes têm o papel fundamental de promover atitudes éticas e íntegras, na qual tanto os colaboradores quanto a companhia possam se beneficiar desse conjunto de práticas de integridade, disseminando a cultura ética esperada.

Na Tarjab, a comunicação é a grande aliada da fomentação da cultura ética, contribuindo na formação de um círculo virtuoso e pensamento sistêmico de atitudes que validam a reputação da companhia, tanto no ambiente interno quanto para os clientes, parceiros e demais stakeholders. Com isso, a Tarjab segue cumprindo o seu papel de oferecer os meios necessários para uma comunicação efetiva, dentre eles treinamentos e canais de denúncias, inclusive um canal anônimo, absolutamente seguro com criptografia de ponta em empresa sediada na Europa, de forma que seus colaboradores, clientes e parceiros de negócios possam efetuar eventuais denúncias de atos contrários ao previsto no Código de Ética e Conduta da empresa.

Com base nisso, especialmente pela condução efetiva do discurso da diretoria da Tarjab que, reiteradamente prega a cultura ética de nossas ações e efetivamente a conduz nesse sentido, estamos a cada ano nos desenvolvendo e aculturando nosso time, de modo a cumprir nossas missões, dentre elas a integridade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canais de venda

                       canal de venda dos imoveis são paulo Canal de vendas 11 3181 6082
corretor e atendimento online Atendimento Online
                       atendimento via whatsapp Atendimento por Whatsapp Atendimento por Whatsapp
                           atendimento venda imóveis por e-mail Atendimento E-mail

Fique por dentro!

Assinando nossa newsletter você fica por dentro de tudo que acontece com os nossos projetos e recebe todas as dicas do nosso blog em primeira mão.

Online
E-mail